Essa é a terceira parte do Guia de Present Perfect para Iniciantes. Nos artigos anteriores comentei sobre como formar o present perfect, e também relatei sobre as situações em que devemos utilizá-lo. Nesse terceiro artigo da série, vou continuar comentando sobre seus contextos de uso , porém vou abordar mais duas situações em que devemos lançar mão desse verbal tense.
Se você ainda não leu os artigos anteriores pode acessá-los por meio do índice abaixo:
Nós já aprendemos que o present perfect é usado para descrever um ação começada no passado com o resultado no presente; também vimos que o usamos quando descrevemos ações acontecidas repetidamente no passado.
Hoje vamos ver que podemos recorrer ao present perfect para descrever ações que aconteceram no passado e que podem voltar a ocorrer no futuro. Leia as frases:
This is the first time I've eaten Chinese food, I wish to eat it again someday.
I have been to Paris once in my life, but I really want to go there at least one more time.
Nesse casos, o tempo em que o fato ocorreu não está encerrado, por conta disso as ações descritas podem acontecer novamente. Caso a ação não possa ser repetida, em vez do present perfect usamos o past simple, compare as frases abaixo:
Garrincha scored a lot of goals in his carrer.
Cristiano Ronaldo has scored a lot of goals in his carrer.
Michael Schumacher won many F1 races.
Sebastian Vettel has won many F1 races.
John Wayne starred a lot of great films.
Arnold Schwarzenegger has starred a lot of great films.
John Wayne starred a lot of great films.
Arnold Schwarzenegger has starred a lot of great films.
A diferença é simples nesse caso, Cristiano Ronaldo é um jogador em atividade, assim sendo, ele ainda pode continuar marcando gols, já Garrincha é um ex-jogador, que já faleceu, logo não pode marcar mais gols. O mesmo raciocínio vale para os exemplos de Schumacher e Vettel, em que o primeiro é aposentado e o segundo ainda está em atividade e quanto a John Wayne que já faleceu e Schwarzenergger que ainda grava filmes. Claro podemos usar essa regra em muitas outras situações.
No próximo capítulo do Guia de Present Perfect para Iniciantes vou comentar sobre expressões que acompanham esse tempo verbal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário