sábado, 6 de abril de 2013

Guia Prático de Present Perfect para Iniciantes - Parte 2 - Modos de Uso


Olá a todos! 

Essa é a segunda parte da série de artigos que preparei sobre o present perfect. Nesse segundo tópico do Guia Prático de Present Perfect para Iniciantes vou comentar sobre as situações em que devemos utilizar essa forma verbal. Você verá que em alguns casos os usos do present perfect são bastantes distintos do modo como estamos acostumados com os verbos em português.



Usos


Vamos agora, começar a comentar sobre os diferentes usos do present perfect. Esta é a parte que costuma aterrorizar muita gente, quando usar ou não esse tempo verbal. 

O present perfect é designado para descrever algo, uma ação, que começou no passado, mas que o resultado dessa ação pode ser observado no período atual. Veja alguns exemplos:

They have learnt English.
He has woked for 20 years at the same company.
Mary has eaten the cake.
Richard has bought a new car.

Cada uma das frases acima designa uma ação que começou em um período indeterminado no passado, mas o resultado pode ser observado ou sentido no presente.  Observe:

They have learnt English → They know the language now.
He has worked for 20 years at the same company → He still works
Mary has eaten the cake → There’s no more cake left.
Richard has bought a new car → Now, Richard owns the car.

Além do caso mencionado acima, geralmente utilizamos o present perfect ao relatar um fato ocorrido em um passado recente, em que não mencionados o tempo da ação.

I’ve seen a bird.

Nesta frase não há indicação de quando a ação descrita ocorreu,  pode ter sido hoje de manhã, ontem a noite, há 5 minutos, enfim, não há como saber quando a ação ocorreu. Caso o tempo em que o fato aconteceu seja mencionado, devemos utilizar o  past simple:

I saw a bird yesterday.

O advérbio de tempo yesterday indica quando a ação descrita aconteceu, logo não utilizamos o present perfect, mas o past simple que descreve uma ação ocorrida em um período específico no passado.

Observe mais dois exemplos contrastando os dois tenses:

I’ve talked to David.                         →                       I talked to David last night.

Sally has called Rachel.                  →                      Sally called Rachel two hours ago.


Nos exemplos da esquerda, apliquei o present perfect já que não há como saber quando as situações descritas ocorreram, enquanto que nos exemplos da direita foi usado o past simple, uma vez que nas frases foram empregadas expressões que indicam quando as ações aconteceram.

Para encerrar, o present perfect também pode ser usado para relatar uma ação que ocorreu repetidas vezes no passado. 

Oliver has watched that film a thousand times.
Jane has travelled to China six times.
I've met Sandra just once before.
This is the first time I've listened to this song. It's awesome!

Bem, neste segundo artigo da série Guia de Present Perfect para Inciantes apresentei as principais condições em que devemos empregar o present perfect, bem como sua diferença em relação ao past simple, no próximo artigo dessa série vou apresentar mais dois usos desse tempo verbal. Até lá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário