sexta-feira, 5 de abril de 2013

Guia Prático de Present Perfect para Inciantes - Parte 1 Formação


Você tropeça quando vai construir uma frase no present perfect? Não sabe como e quando usar esse tempo verbal inglês? Nem ao menos sabe o que é o present perfect? Não se desespere procurando responder essas e outras perguntas que incomodam todos os aprendizes da língua inglesa, preparei esse Guia Prático de Present Perfect para inciantes que é uma coleção de  de artigos com várias dicas em que abordo diferentes aspectos desse conflitante tempo verbal do idioma inglês. Portanto, se você tem duvidas de como e quando utilizar o present perfect sugiro que leia todos os artigos dessa série.


Introdução


Os chamados perfect tenses são um dos grandes problemas para quem começa a estudar a língua inglesa. Muitos alunos ao estudar esses tempos verbais acham que nunca serão capazes de utilizá-los naturalmente, além de que, muita gente acaba tropeçando na construção da frase, por empregarem a forma errada do verbo. Tendo isso em mente, decidi preparar esse Guia Prático de Present Perfect, com o objetivo de auxiliar os estudantes do inglês a entenderem um pouco mais desse tempo verbal extremamente importante.

Formação


Antes de qualquer coisa, quero comentar sobre a formação do present perfect, essa dica é fundamental para quem está começando a aprender inglês. O Present Perfect é formado com o presente do verbo to have acrescido do particípio passado do verbo principal. Veja alguns exemplos:

I have worked.
She has travelled.
He’s studied.

Como se pode ver, nas frases acima, temos o verbo to have conjugado, acompanhado de outro verbo, que está no particípio passado. 

Para os verbos regulares, que lancei mão nos exemplos acima, não há problemas quanto ao uso de sua forma no particípio passado, pois basta, de forma geral, acrescentar -ed a ele. O problema maior, é com os verbos irregulares, veja alguns exemplos:

I’ve cut.
We have gone.
They’ve written.

Nos exemplos coloquei três tipos de particípio passado de verbos irregulares, há várias outras formas em inglês, não irei comentar aqui sobre os detalhes delas uma vez que não é o objetivo desse artigo. Contudo, muitos estudantes conhecem o particípio passado como a terceira coluna das tabelas de verbos em inglês. Veja alguns exemplos de particípio passado (past participle):

see           seen
do             done
seek      →   sought
hurt        →   hurt

Negação & Interrogação


Agora que já vimos como construir o present perfect na forma afirmativa, vamos ver como usá-lo na negativa e na interrogativa. Para usar esse tempo verbal na negativa, basta acrescentar not ao verbo have.

I haven’t driven.
Jan hasn’t watched the film yet.

Já para colocá-lo na forma interrogativa temos que inverter a ordem do sujeito com o verbo have. Observe:

Have you called Erick?
Has your sister waken up?

Outro problema comumente enfrentado por estudantes de inglês está relacionado a forma como devemos traduzir o present perfect em português, veja a frase abaixo:

She has worked.

Podemos traduzir essa frase como: ela trabalhou, ela tem trabalhado e ainda, dependendo do contexto, ela trabalha. o sentido em que o present perfect vai adquirir em português vai depender, obviamente, do contexto em que estiver inserido.

Nessa primeira parte do Guia Prático de Present Perfect para Inciantes, busquei explicar como devemos montar o present perfect, na próxima parte irei descrever os principais contextos em que devemos utilizá-lo. Aguardem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário